Ordem dos Detetives do Brasil
Institucional


Confira um pouco mais

Sobre a O.D.B

A O.D.B foi criada durante o Segundo Congresso Nacional de detetives do Brasil em marco de 2018, buscando melhorias para profissão de detetive no Brasil. Confira ao lado um pouco mais sobre nós.

Presidente Triênio 2023 a 2026

Detetive Socorro Amaral – ODB 0002/18-MA

Maranhense, há 27 anos no mercado,

Formada em Gestão de Segurança – Investigação Forense e Perícia Criminal – Estácio;

MBA Tecnologia da Informação e Governança _ FAENE Faculdade de Negócios
▸ Direito – Uniceuma – Incompleto;
▸ Relações interpessoais;
▸ Detetive Profissional – 1998 – ABIN Academia Brasileira de Investigação Ltda;
▸ Detetive Profissional – 2000 – Instituto Novo Dia;
▸ Detetive Particular – 2002 – Central Única Federal dos Detetives;
▸ Detetive Criminal – 2005 – 400 horas ISAIP Instituto Sul Americano de Investigações Privadas;
▸ Curso Técnico em Rastreamento e Varredura de grampos telefônicos – 2005 – Evodio Eloisio de Souza;
▸ Técnico em Investigações – 800 horas – ISAIP
▸ Ciências Forenses – 2013 – 30 horas – Uninter – Universidade Internacional Três Fronteiras – PY;
▸ Psicologia Criminal – 100 horas – ABIN – 2015;
▸ Investigação Virtual – Rastreamento de e-mails;
▸ Inteligência Empresarial;
▸ Curso de Fisiognomonia Criminal: Módulo I;
▸ Seminário da Perícia Oficial do Maranhão
▸ Curso de Psicopatologia Forense;
▸ Psicopatologia e Vitimologia;
▸ Curso Patologias – Psicopatias Forenses;
▸ Autopsia Psicologia;
▸ Criminal Profiling e Psicologia da personalidade Criminal;
▸ Entendimento da Preservação do Local do Crime;
▸ Ciclo de Palestras – Evidencias do Crime;
▸ Psicologia Jurídica – Violência e adolescentes em conflito com a Lei.

  • A ORDEM DOS DETETIVES DO BRASIL foi criada durante o Segundo Congresso Nacional de Detetives do Brasil que aconteceu em Brasília em março de 2018, buscando melhorias para profissão de detetive no Brasil, gerando credibilidade aos associados e segurança aos clientes.

    Com todos os cargos eletivos exercidos por voluntários não remunerados, busca dar uma nova visão de entidade associativa de detetives, mostrando a todos que é possível termos uma entidade seria, transparente e confiável, bem diferente do que tivemos até hoje no país.

    A profissão está mudando desde a Lei 13.432/17 e alcançando um novo patamar. Uma geração de detetives comprometidos com o bom atendimento ao cliente e o profissionalismo faz parte da O.D.B. e está traçando a profissão de detetive para o futuro.

    A Profissão de Detetive deixou de ser uma ocupação a partir da assinatura da Lei 13.432/17 e passou a gozar de reconhecimento e respeito. Embora ainda haja muito a ser feito, ficou evidente que as mudanças já estão acontecendo e a profissão como a conhecemos antes, já¡ não existe mais.

    A ORDEM DOS DETETIVES DO BRASIL surge para unir os detetives, buscar melhores condições de trabalho, alcançar novas leis e proporcionar ao detetive condições de ganhar mais dinheiro e respeito. Temos um futuro grandioso pela frente e a cada dia mais e mais nos afastamos daquelas pessoas que, se aproveitando do fato de ser uma profissão livre, cometem verdadeiras atrocidades explorando e lesando colegas e clientes.

    A O.D.B. orgulha-se de ser uma entidade de Detetives para Detetives. Com eleições, com um Conselho Fiscal e com uma gestão transparente. Um lugar verdadeiramente preocupado em fazer a profissão crescer para o benefício de seus associados. Um lugar onde todo o dinheiro que cada um de nós contribui continua sendo nosso. Somos uma entidade que deseja dar credibilidade profissional ao detetive.

  • A Associação ORDEM DOS DETETIVES DO BRASIL é uma pessoa jurídica de direito privado, constituída na forma de sociedade civil de fins não lucrativos, com abrangência em todo território nacional, com autonomia administrativa e financeira, identificada pela sigla ODB.

    A ODB tem por finalidade normatização, representação, defesa e orientação da profissão de detetive particular em todo o território brasileiro, no Âmbito exclusivo de seus associados e dos interesses profissionais destes, sejam eles, pessoas físicas ou jurídicas.

    A O.D.B organizada e constituídas de um corpo diretivo, conduzidos aos cargos de direção previstos em seu Estatuto por meio de eleição democrática e direta, com a participação de todos os membros filiados, e mantidos por estes e pelas pessoas jurídicas que oferecem atividades de investigação particular de interesse privado, nela filiados, com independência e autonomia, sem qualquer vínculo funcional, técnico, administrativo ou hierárquico com qualquer área da administração Pública, não deixando, porém, de buscar junto as autoridades todo o reconhecimento que a profissão merece.

  • A O.D.B. tem seus objetivos amplamente registrados no seu Estatuto, no artigo 8, ficando muito claro que uma entidade que realmente busca beneficiar os Detetives.

    Art. 8. São objetivos institucionais da Ordem dos Detetives do Brasil:

    Art.8. — A ODB fornecerá ao associado cédula de identidade funcional com prazo de validade renovável conforme o modelo aprovado pelo Conselho Deliberativo, inclusive distintivo e porta funcional que constituirão carga individual, enquanto permanecerem afiliados aos quadros da entidade. A credencial, distintivo e porta documentos pertencem a entidade, que autoriza o uso aos associados, a título de concessão, reservando-se ao direito de, a qualquer tempo, requere-los de volta, judicialmente ou
    extra judicialmente.

     

     

  • DIRETORIA 2023/2026

    Presidente Nacional:

    Detetive Socorro Amaral

    ODB -0002/18 MA

    Vice-Presidente Nacional:

    Detetive Adão Ferreira

    ODB -0017/18 MT
    Secretário Geral:

    Detetive Marta Marreiros

    ODB -0013/18 PI
    Diretor Financeiro:

    Detetive Celso Florencio

    ODB -0035/23 DF
    Diretor de Benefício e Convênios Nacional:

    Detetive Carlos Brito

    ODB -0025/18 RS
    Diretor de Comunicação:

    Detetive Jose Ricardo

    ODB -0012/21 SE

     

     

    CONSELHO FISCAL 2023/2026

    Presidente

    Detetive Edison Arnold

    ODB -0001/18 DF
    Vice Presidente

    Detetive Francisco Lira

    ODB 0006/18 PI
    Relator

    Detetive Luiz Robson Vasconcelos

    ODB 0034/21 -CE

    Suplente:

    Detetive Alessandro Francisco Noronha

    ODB 0047/19-DF

Missão

Oferecer apoio profissional aos seus membros filiados; nivelar os padrões e procedimentos Éticos e morais no exercício profissional; trabalhar os aspectos educacionais para a evolução técnica dos seus filiados.

Visão

Em conjunto com os seus filiados, construir as metas de curto, médio e longo prazo, a fim de firmar, junto a opinião da sociedade brasileira, o nome da O.D.B como referência na representatividade classista profissional.

Valores

Gestão Transparente e Sustentável; Comprometimento na busca pelos melhores resultados para todos; Máxima Eficiência e Zero desperdício; valorização dos membros filiados através de uma gestão participativa.

Estatuto da O.D.B

Art.1. — A Associação ORDEM DOS DETETIVES DO BRASIL – é pessoa jurídica de direito privado, constituída na forma de sociedade civil de fins não lucrativos, com abrangência em todo território nacional, com autonomia administrativa e financeira, identificada pela sigla ODB, regendo-se pelo presente Estatuto e pela legislação que lhe for aplicável.

A Associação terá sede em qualquer parte do território nacional em local que seja determinado pelo presidente em exercício, sendo permitido o endereço de referência.