O FUTURO DA PROFISSÃO NO BRASIL

800 445 guttierre

A profissão de detetive está mudando radicalmente depois da aprovação da lei 13.432/17 e as mesmas pessoas que criticam esta lei são os primeiros a utilizá-la. Muito embora exista uma aparência de que nada mudou, isso não corresponde à realidade.
Notamos que os que realmente trabalham e vivem da profissão passaram a se sentir mais seguros. Recentemente um detetive foi filmado colocando um rastreador em um veículo e, se antes da lei ele seria preso e achincalhado agora ele teve seu direito preservado e inclusive lhe foi garantido o sigilo. Quem viu a reportagem, notou a diferença do tratamento que a delegada de polícia deu ao profissional.

Também tivemos o nascimento do primeiro curso de detetive de nível universitário e isso por si só já elevou a profissão e mostrou aos “vendedores de cursinhos fracos” que está acabando o tempo em que as pessoas se deixavam enganar. Embora ainda existam, isso está com os dias contados, ainda que leve alguns anos. Então o que se nota claramente é que os donos destes cursos já estão modificando suas escolas e procurando realmente ensinar. Porque se continuarem da forma que estavam, seu negócio estará no caminho de fechar as portas. Inclusive já se fala em responsabilização destas escolas de “faz de conta”. Em breve, se algum detetive for morto em serviço e ficar comprovado que foi levado a isto porque foi mal preparado (ou enganado), os donos destes cursos poderão responder criminalmente.

Outra mudança radical foi o surgimento da ORDEM DOS DETETIVES DO BRASIL, nossa associação. Uma entidade que realmente pensa no que pode fazer pelos seus associados e pela profissão. O simples fato de a O.D.B. ter iniciado as operações já modificou completamente o cenário das entidades associativas. A maioria eram falsas entidades, na verdade empresas com dono e os detetives estão aos poucos vendo a diferença e migrando sem medo.
Entendemos que o caminho da nova etapa de nossa profissão é irreversível e é previsível que estas mudanças devem afastar definitivamente os maus profissionais, as escolas de fundo de quintal e as associações espúrias. É a realidade.

Podemos prever que com a força crescente da O.D.B. no cenário representativo da profissão estaremos diante de novas e importantes conquistas para a classe. Os detetives já entenderam que somente unidos terão força necessária para alcançar os objetivos.

Toda esta mudança não se dá apenas na própria categoria, mas outras áreas nos afetam. Vejam por exemplo que está chegando o 5G, que vai tornar obsoletos uma grande parte de nossos equipamentos. Cientistas já preveem carros autônomos em 20 anos e todos elétricos, inclusive redução gigantesca dos carros individuais, impactando a forma que fazemos campanas e acompanhamentos.

Então é previsível que ou acompanhamos a evolução ou vamos ceder nosso espaço a outras profissões. Daí vemos a importância de trabalharmos juntos, em uma entidade voltada para o futuro como a O.D.B.

Leave a Reply